sábado, 10 de novembro de 2007

Politicagem na Mídia

Isso é mais difícil do que pensara. Escrever especificamente parafraseando seus pensamentos, montar frases, idéias... Esquecendo um pouco dos ruídos da tristeza, materializando essa no texto como cargas pesadas que seguram folhas oficiais a manifestos. Só assim me sentirei feliz, quando conseguir.
Assisti há poucas horas atrás um documentário sobre o ônibus 174. Meu coração se dilacera diante dessa realidade miraculosamente ridícula. Uma realidade de um povo, ainda, pregoado nos vícios da individualidade, no berço material esquecido dos pobres. Arrancadas as lágrimas, restaram essa mão em busca de um manifesto, dessa voz em busca de um microfone revolucionário, de um povo querendo mudanças. Mas são poucos. Não entendemos nada, envergamos nossos verbos a tolerantes frases como: “socialismo é utopia, bagunça.” Já ouvi até em falar que nazismo, facismo e socialismo são tudo a mesma coisa. Como pode? São totalmente contrários. O nazismo e facismo perseguiram o socialismo. Coisas opostas podem ser iguais? Iguais em que?
Nossa verdade, como Picasso nos lembrara, possui diversas máscaras e faces. Jô Soares, burguês, inteligente, filho de papai, gordinho, bochechas rosadas, boa dicção, Arnaldo Jabor, Willam Boner, Faustão, Gugu, Sra. Veja... ixi... melhor parar por aqui. Até quando a alegação de que o socialismo é uma farsa e que não dará certo, se são os maiores prejudicados com a idéia socialista que aliena o povo. Se a crítica que sustenta o não contra o socialismo está baseada apenas na sua vontade de ganância, de lucro. O que Jabor ganharia se defendesse 1/5 da população mundial, favorecendo nossos irmãos africanos, explorados desumanamente pela miséria e pela pobreza? E Jô Soares, o que o gordo contrato empresário com a Globo o impede de fazer? Há mais mistério naquela caneca negra do que conhecemos. Os caras são inteligentíssimos, engraçados... só que até que ponto não gostamos de Marx porque os que possuem dinheiro nos fazem pensar em capitalismo, dinheiro e gasto? Uma cultura controvérsia. O socialismo sempre tentou se solidificar, mostrando que a planficação social reduz a ignorância, marginalidade... ostenta o respeito a todos os seres, sem distinções. Se ainda estás na dúvida infantil de que: mas existirão os parasitários... Não, não existirão... Uma política de fiscalização intensiva, justa e fiscalizada sempre pelo povo... Dando voz ao povo... É claro que temos que nos subjugarmos a um individuo, alguém inteligente e íntegro, mas não quer dizer que esse seja melhor e ganhará soldos maiores que os nossos. Coesão com Lógica. Se em Cuba não há isso, o socialismo deve ser adaptar conforme os ideais de seu povo. Se um povo é justo, que haja justiça.
Mas o sentimento de coesão social só será despertado quando abrirmos os olhos por completo e ver além do fumê dos carros que há pessoas com fome erguendo-nos as mãos. Enquanto isso... a morte de muitas pessoas acometeram. Talvez, quando chegar a você, atingir-lhe entre os peitos com uma notícia triste, um parente fazendo a passagem, você se incomode. Talvez não. A vida é assim: pessoas passam por nós, quando queremos apenas cheirar, sentimos o perfume, quando queremos olhar, admiramos a beleza, quando queremos ser cativo, enfeitiçamos, basta em tudo a vontade. Mas quando somos impedidos de rever aqueles que amamos, daqueles que criamos laços, vemo-nos nus e talvez mortos, também. Como dizia um espírito vizinho: Há algo entre vontade e êxito: uma vogal.

2 comentários:

Elilson disse...

Eu acredito em vc...;uhauha

Amigo, vá em busca de expôr mesmo seus pensamentos. Tinha até esquecido o quanto és um ser político...!
MAS, viver em sociedade implica nisso: em saber conviver com as opiniões distintas, às vezes ridículas. Você acha que o socialismo é solução, eu não consigo mais ver isso e tomar tal conclusão.
De fato, as pessoas na TV e nos demais meios de comunicação tem o poder de formar opinião...é legal você partir em contra-ponto disso e querer ser um formador de opinião também! É dever nosso, escritores, grandes ou não de induzirmos nossos leitores à reflexão, mesmo se o texto seja uma crônica do mais alto caráter pessoal...mas, acho que usar das caracter´sisticas físicas e monetárias do meu "ídolo" Jô, e do meu outro Jabor não adianta..kkkkkk
Parab[éns pelo verdadeiro manifesto!
Nem me dissesse que tinhas feito outro blog, né?
Abração!

Isadora Dias disse...

Tenho dificuldade em comentar textos fortes. Mais uma vez: não sei o que dizer ou fazer com tudo isso que também me consome...

E te admiro por fazê-lo.

Chegou a época de assistirmos pessoas envolvidas com o tal "espírito natalino", parecendo querer fazer as pazes com o Papai Noel, convencê-lo de que foram bons meninos e meninas.

Bom, bom que pessoas serão beneficiadas com tudo isso... E péssimo que no dia 1º o carnaval/circo tome conta do país e nada mais se veja.

Parabéns novamente...